sexta-feira, 7 de novembro de 2008

CITAÇÃO, O COLABORADOR TEXTUAL
--------------------------------------------------------------------------------

Suponha que você esteja fazendo um trabalho literário, e necessite do trecho duma obra pesquisada para comprovar sua afirmação. Neste caso você teria de recorrer a citação. Portanto, a citação seria: trechos de textos consultados, considerados relevantes, para a elaboração de um trabalho textual, e que colaboram com as idéias do pesquisador.
Segundo a ABNT (2002), as citações são classificadas em três tipos: Citação Direta; Citação Indireta e Citação de Citação.


------ CITAÇÃO DIRETA NO TEXTO ------


É a transcrição, no corpo do trabalho, de um texto ou palavras, tal qual, consta na obra pesquisada, isto é, litertalmente. Neste caso, devemos colocar o sobrenome do autor, o ano da obra consultada e o número da página consultada.


Citação até Três Linhas – deve ser inserida no parágrafo, entre aspas duplas. Há duas maneiras possíveis: na primeira trazemos o autor para o contexto da redação, empregando termos, como: segundo, de acordo com, afirma, relata, conceitua, descreve, etc. Na segunda, informamos, entre parênteses, o autor, a obra, a data e a página, ao final da citação. Veja os exemplos:


Com a difusão da máquina de escrever, segundo Houaiss, Elementos de Bibliografia (1967, Vol.I, p.65), “há uma tendência progressiva para fazer base do autógrafo um texto datilográfico, sobretudo daqueles autores que são datilógrafos de si mesmos”.

Com a difusão da máquina de escrever, “há uma tendência progressiva para fazer base do autógrafo um texto datilográfico, sobretudo daqueles autores que são datilógrafos de si mesmos”. ( Houaiss, Elementos de Bibliografia, 1967, Vol.I, p.65)


Citação até Três Linhas pelo Sitema Numérico - nesse sistema, a fonte da qual foi extraída a citação é indicada em nota de rodapé, no final da página, do capítulo ou do artigo. A numeração no texto da citação deve ser feita de maneira única e consecutiva para todo o trabalho ou para cada capítulo. Deve ser feita, de preferência, com os números situados um pouco acima da linha de texto (sobrescrito), e, ao final da citação. As outras opções são: colocar o número entre parênteses (1) ou entre colchetes [1]:

Com a difusão da máquina de escrever, “há uma tendência progressiva para fazer base do autógrafo um texto datilográfico, sobretudo daqueles autores que são datilógrafos de si mesmos¹” .

A indicação dos dados da fonte deverá estar situada na mesma página, em forma de notas de rodapé ou ao final de cada capítulo, ou ainda, no final do texto:
_________________
1. Houaiss, Elementos de Bibliografia, 1967, Vol.I, p.65
Quando várias notas de rodapé se referem a uma mesma obra e mesmo autor, deve ser usada a expressão [idem] ou sua abreviação, [id.] (= mesmo autor, ou igual à anterior) e [ibidem] ou a sua abreviação, [ibid.] (= mesma obra). A expressão [Idem] substitui só o autor e não as diferentes obras. Ex.:

2. Idem, Ibidem., p. 190.
Quando for citar novamente um autor, e não quiser dar toda a referência, use [op.cit.], que é abreviação de opus citatun, (obra citada). Cuidado com [Op. cit.] Se esta referência ficar muito distante da primeira referência que fez, por exemplo, em outro capítulo, faça-a de modo completo.

2. Houaiss ,op. cit , p. 194.

A utilização desse sistema não dispensa a apresentação da lista de referências bibliográficas ao final do trabalho.


Citação com mais de Três Linhas – deve ser destacada, pulando-se uma linha para iniciar a transcrição da citação, com recuo maior da margem esquerda, sem aspas e crédito(s) do(s) autor(res) ao final da citação:

É assim que podemos acompanhar Henry Esmond ao longo de toda a sua vida e que Hamlet poucas horas passará conosco. Em um dia de leitura podemos viver anos e anos da existência das personagens de uma ficção. Nas poucas horas que dura uma tragédia, pouco mais viveremos que os derradeiros momentos do herói. (SIMÕES, JOÃO GASPAR. Ensaio sobre a Criação no Romance, 1944, p.14)

Quando o crédito do autor não estiver entre parênteses devem ser redigido em letras maiúsculas e minúsculas.

[...] A ficção não pretende fornecer um simples retrato da realidade, mas antes criar uma imagem da realidade, uma reinterpretação, uma revisão. É o espetáculo da vida através do olhar interpretativo do artista, a interpretação artística da realidade.
COUTINHO, Afrânio. Notas de Teoria Literária, 1978, p.18.


Citação com Trechos Omitidos - trechos dispensáveis ao entendimento da citação podem ser omitidos, desde que não alterem o argumento do autor; para isso utilizamos colchetes e reticências [...] a fim de indicar a omissão. Do mesmo modo, se a supressão ocorrer no início ou no final da citação:


Em suma, constituem “diversos momentos do movimento dramático [...] fases de ação, são eles mesmos ações”. (HEGEL, Estética. TR. Port., 1964, p. 393)



---- CITAÇÃO INDIRETA ----


É a trancrição livre do texto, isto é, usamos nossas próprias palavras para expor a idéia do autor. Podemos, ainda, se o trecho for muito longo, intrepretar a idéia do autor e fazermos uma síntese.
Nesse tipo de citação, não se utiliza as aspas; mas o autor, a fonte e a data de publicação devem ser citados. Não é obrigatório colocar o número de páginas, mas se o fizer deve repitir erm todas as outras citações.

Como lembra Martins (1984), o futuro desenvolvimento da informação está cada dia mais dependente de um plano unificado de normalização.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

No caso de citações de periódicos informamos: o sobrenome do autor, o título do artigo, o nome da revista ou jornal, o ano, número e páginas que encerram a matéria.
Acréscimos e/ou comentários, quando necessários à compreensão de algo dentro da citação, aparecem entre colchetes [].
Para se destacar palavra, frases, em uma citação, usa-se o grifo, o negrito ou o itálico, seguido da expressão grifo meu ou destaques meus, ou ainda, grifo do autor, entre parênteses e após a citação:

[...]; ela diz (sic) que contraiu o vírus através de uma transfusão, “em uma entrevista coletiva” [destaque meu]. (Sic = assim)

Quando se tratar de dados obtidos através de informação verbal (palestras, debates, comunicações, etc.), indicar entre parênteses a expressão "informação verbal", mencionando-se os dados disponíveis somente em nota de rodapé.

Algumas expressões latinas usadas somente em notas de rodapé:
Cf. = confira; confronte. Ex.: Cf. João Gaspar, 1998.
Loc. cit. ou loco citato = no lugar citado.
Passim = aqui e ali; em diversas passagens (do texto referido).
Et seq. ou sequentia =seguinte ou que se segue
E.g. ou exempli gratia = por exemplo.


_____________________________
Fontes: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS; ABNT 2002. p1.
www.ufrgs.br/faced/setores/biblioteca/citacoes.html
Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário.
Se você encontrar erros (inclusive de português), por favor, me informe.