domingo, 7 de julho de 2013

TIPOLOGIAS TEXTUAIS

Muito se fala em gêneros, sobretudo em boa parte dos encontros que tivemos, você mesmo(a) teve a oportunidade de conhecer uma grande maioria deles, não é verdade? Pois bem, a partir de agora, você irá conhecer passo a passo acerca do porquê de um determinado texto pertencer a este ou àquele gênero, tendo em vista as tipologias textuais a que pertence cada situação comunicativa.
Nesse momento, você deve estar se perguntando acerca do porquê de estudarmos isso, uma vez que já possui conhecimentos básicos para distinguir uma modalidade da outra. Sim, mas você não pode se esquecer de que conhecendo as chamadas tipologias textuais, você irá adquirir ainda mais habilidades para produzir quaisquer que sejam os gêneros solicitados, pois elas representam a base de sustentação para todos eles, certo?
Dessa forma, vamos ter uma ideia acerca do que seja esse nosso assunto tão importante, visto que as tipologias textuais podem ser consideradas como finitas, enquanto que os gêneros, por caracterizarem as diversas situações sociocomunicativas que norteiam nosso cotidiano, apresentam-se como incontáveis, dada a razão de se revelarem como muitos. Vamos a elas (tipologias textuais), portanto:
Antes de conhecê-las, torna-se essencial compreendermos que a classificação se dá mediante a forma pela qual se apresentam constituídas, segundo as características de ordem linguística, ou seja, nesse aspecto, predominam aspectos lexicais, sintáticos, uso dos tempos verbais, relações lógicas, entre outros.
 
O quadro a seguir exporá um esquema comparativo das tipologias:
 
(Clique na figura para ampliá-la).
 

Nenhum comentário: